By flap76 at 2009-05-06
quarta-feira, 6 de maio de 2009
domingo, 22 de março de 2009
O nosso 1º wallpaper/poster
Aqui fica o 1º teste!
:)
Criado em Adobe Photoshop CS2
sábado, 21 de março de 2009
A Razão da PAP
O automóvel é também um grande utilizador de recursos e uma importante causa de poluição. Infelizmente, não apenas do ar, mas também de poluição sonora, pois os veículos com motor são fonte de ruído... E também dos solos, nas proximidades das estradas por onde circulam...
Em Portugal, a área contaminada por hidrocarbonetos (os componentes dos combustíveis e dos óleos - os derivados do petróleo) é estimada em 570 quilómetros quadrados...
Imagina uma tira de terreno com um quilómetro de largura que vá do Faro ao Porto! Esta poluição não vem apenas dos combustíveis e óleos, dos escapes, é também "largada" pelos travões.
Os técnicos referem que o automóvel é responsável por:
- 63% das emissões de óxidos de azoto;
- 47% dos compostos orgânicos voláteis;
- 10 a 15% das partículas voláteis registadas na Europa.
Foi por estas razões e tendo em conta a origem do nosso curso, que nós idealizámos construir um carro e uma bicicleta eléctrica como Prova de Aptidão Profissional, e neste contexto sabemos que os Veículos Eléctricos a bateria consistem essencialmente em veículos equipados com um conjunto de baterias, carregado por energia da rede eléctrica a qual é fornecida a um motor eléctrico, que transforma a energia eléctrica em energia mecânica, movimentando a viatura.
Não há dúvidas relativamente ao benefício do uso deste tipo de carros a nível mundial, já que a redução do ruído e poluição nas cidades a par da poupança em combustíveis fósseis seriam por si só motivos mais que suficientes para fomentar o seu uso. Á semelhança das bicicletas de uso citadino podíamos ter carros eléctricos em que se pagaria o seu consumo e permitiria pequenas deslocações à medida das necessidades de cada cidadão e ao chegar ao destino seriam deixados para o próximo utilizador (situação óptima para por exemplo uma ida às compras).
Vantagens
· Redução do ruído;
· Menor consumo;
· Eficientes a qualquer velocidade;
· Arranque suave;
· Dispensa embraiagem e caixa de mudanças.
Desvantagens
· Autonomia limitada entre os 90 e 150 km;
· Velocidade limitada.
Esperamos atingir todos os objectivos a que nos propomos e defender um pouco mais o NOSSO PLANETA.
quinta-feira, 19 de março de 2009
O nosso muito OBRIGADO!
Obrigado Sr João!
Hard Work!
quarta-feira, 18 de março de 2009
Bicicleta...
domingo, 15 de março de 2009
A decorrer...
Neste momento o Kart está em primeiro lugar, visto que a bicicleta não tem tanta dificuldade técnica para ficar concluída. O kart está em bom desenvolvimento, já foram retiradas " peças " que não eram necessárias e apenas tornavam o kart pesado. Esta semana que se segue vai ser para continuar a tarefa de retirar materias que não fazem falta, como retirar rolamentos, e cortar ferros desnecessários. Enquanto se faz estas alterações o kart vai sendo todo lixado para depois ser pintado.
Para o final da semana irão ser postadas fotos do desenvolvimento e mais algumas noticias "frescas"!
sábado, 14 de março de 2009
Calendarização dos Projectos
- Bicicleta Eléctrica,
- Kart Eléctrico.
têm como meta de concretização o final do mês de Maio. Na realidade, pretendemos por ocasião das Festas da Cidade, no mês de Junho, estar presentes na zona de stands, com a casa energeticamente autónoma e os veículos eléctricos, para serem experimentados pela comunidade de Almeirim. Pensamos que se trata de uma oportunidade única, pois deste modo, os mentores do projecto e os intervenientes no mesmo, tentam sensibilizar e mostrar à comunidade envolvente que quando se acredita nas suas potencialidades é possível concretizar os projectos a que se propõem, por mais ambiciosos que sejam.
Carro e Bicicleta eléctrico
O presente projecto diz respeito à construção de veículos eléctricos na Escola Secundária da Marquesa de Alorna (ESMA)
O Professor Luís Atalaia, a quem foi confiada a tarefa de dinamizar todas as envolventes desta concretização, e nos tem prestado todo o apoio necessário, lançou-nos esta proposta de construir um carro eléctrico, que de seguida nós aceitamos sem hesitação
O apoio e interesse da CMA a todo este processo são fulcrais. Assim, de acordo com o que foi proposto em reunião realizada com o Sr. Vice-Presidente em 04 de Setembro de 2008, a CMA fará o acompanhamento do desenvolvimento do projecto e suportará financeiramente todas as necessidades de materiais e equipamentos.
O CERMS efectuou contactos com o Instituto Politécnico de Tomar no sentido de estabelecer um protocolo que sustente um entendimento frutuoso a este fim. Procurar-se-á, assim, tirar proveito da partilha de experiências de ambas as Entidades. Neste capítulo o Instituto Politécnico de Tomar acumula experiências bem sucedidas que têm sido alvo do reconhecimento de todos.
No respeitante ao veículo eléctrico entendeu-se criar não um mas dois veículos eléctricos, pelas razões que se compreenderão a seguir e que têm a ver, fundamentalmente, com dois grandes objectivos:
1º Grande objectivo - envolver os alunos na realização dos vários projectos de forma a tornar significativas as suas aprendizagens;
2º Grande objectivo - levar a efeito realizações que se enquadrem nas necessidades das gentes do Concelho de Almeirim.